quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

"19 Xícaras de Café"

Como cabe a cada profissional de criação, excentricidade é um termo comum aos membros desta tribo, onde tecnicamente mora o fascínio, e serve de representação caricata ao publicitário. Dentro de produção gráfica e diretoria de arte existe um abismo obscuro da mente humana, que possivelmente pode levar a loucura pessoas muito normais.

Bem, fora os exageros, criação é uma etapa fundamental mas não mais importante nesta profissão. Passamos por crises, justamente pelo excesso de sensibilidade, somos pressionados todo tempo. Mas nada se compara a satisfação do trabalho bem feito mesmo seja ele depois de 19 xícaras de café, varias madrugadas e marcas de teclado na testa. Bem eu sou Edgard; criação zoom, e é com grande satisfação que participo do Studio Z. Que este seja o primeiro de diversos encontros. Até breve.

Edgard Ludtke - Criação Produção


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Chegando Hoje

Tudo começou no jantar de ontem, quando a Sâmela disse que precisavam de mais um estagiário, e como eu já estava “rondando” a agência há algum tempo, fui chamada.

Agora estou na terceira semana de aula, do primeiro semestre do curso de publicidade e hoje foi meu primeiro dia aqui dentro. Digo que ainda não sei fazer nada, mas eu aprendo rápido e com todo esse pessoal do meu lado sei que posso fazer muita coisa. Não só em mídia, mas também em eventos, criação, atendimento, redação e tudo mais que aparecer.

Érica Lucile - Estudante de Publicidade

Palavra dos Editores: Como vocês podem ver, a Zoom é democrática! A Érica chegou hoje e já postou. Sintam-se em casa...

Criatividade Não Tem Preço

A Zoom é uma agência pequena, e muitas vezes acumulamos funções. Ontem me apresentei como midia, mas hoje escrevo pra vocês como produtora.

Imaginem a cena comigo: Um ambiente urbano, uma faixa de pedestres, muitas pessoas atravessando a rua, acima da cabeça de cada uma delas, uma bolinha vermelha com as inscrições: O-, A+, etc. De repente, interrompendo a rotina de todos, um barulho de acidente, todos olham assustados, alguns observam demoradamente a cena, outros se retiram imediatamente, mas acima de cabeça de todos não há mais nenhuma bola vermelha.
Um texto final diz: "não falta sangue, faltam pessoas". Você acabou de ler a sinopse do VT Doação de Sangue criado por um de nossos criativos: Flávio Luis.

Agora vamos imaginar outra coisa: como reproduzir um ambiente urbano no Unasp?
Isso aí já é problema da produção e não da criação.

O estacionamento das vans ganhou quase 20 faixas de pedestre, feitas com fita crepe (imagina o trampo?). Na falta de uma grua (equipamento para fazer imagens de ângulos mais altos) montamos um andaime para a câmera. Um caminhão pipa foi usado pra molhar as faixas e o asfalto proporcionando um ar nostálgico.

Esse VT foi produzido ontem para participar do FestVídeo da APP, um concurso publicitário do interior. Agradecemos a galera do primeiro e do segundo ano de comunicação pela ajuda e participação.

Produzir sem grana é difícil, mas é como a maioria de nós vai trabalhar. Não podemos nos iludir pensando que em nosso primeiro emprego teremos uma verba de 300 mil reais pra produzir um VT de 30 segundos. Os mercados do interior funcionam assim, e a criatividade é necessária não só na concepção da idéia, mas na produção também. Não deixe a falta de recursos limitar sua criatividade.

Sâmela Carvalho - Mídia, e por agora, Produtora

Account Manager

‘Ke’ para poucos, mas para o cliente: Kenízzia Rodrigues, diretora de atendimento. Quero saber de tudo na agência, sou aquela pessoinha que gera uma inquietude, tem todas as informações e necessidades do cliente organizadamente e sistemanticamente no PC. Se bobear na cabeça.

Contato direto com o cliente, trago pra agência uma base de informações chamada briefing, que permite aos outros departamentos da agência conhecerem o cliente em detalhes. Algumas vezes me confundem como atendente, mas deixa que essa parte o jogo de cintura, o salto alto e a cara de brava ajudam.

Account manager, melhor definição para o momento que vivo dentro da Zoom, juntamente com grandes parceiros publicitários. O Studio Z é simplesmente a nossa cara, nossa casa, na verdade a nossa vida e nossos “deadline´s”.

Sou apaixonada pela área, e entendo que o sucesso da agência e dos clientes estão nas mãos de um bom ou mal atendimento, tal é a importância. Mais do que ter informações, gerar negócios aos clientes e para a agência é objetivo sempre, e nosso diretor agradece.

Kenízzia Rodrigues - Diretora de Atendimento

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O Conceito Além dos Números

Eu sou uma espécie rara entre os publicitários: os que amam mídia. E não podia estar mais feliz, porque esse ano a agência ganhou um novo departamento.

Pra quem está chegando agora por aqui e ainda não teve as maravilhosas matérias dos nossos queridos professores LH e Fábio Ramos, vou explicar um pouquinho do que o mídia faz.

Pra quem olha de fora, é aquele cara que faz a parte mais chata de uma campanha, contas, negociações e milhares de tabelas de excel dizendo onde e quando o seu anúncio será veiculado. Mas se a gente olhar um pouquinho mais, um planejamento de mídia vai muito além disso.

O mídia precisa encarnar o dia-a-dia do seu público-alvo, prever suas ações e imaginar formas de impactá-los nos momentos mais oportunos. É muito mais do que distribuir anúncios aleatoriamente em uma planilha - é a essência da publicidade: entender o consumidor.

A relevância de um bom planejamento de mídia é imensurável. Como já bem disse um dos caras que o Dornelles mandou a gente ler: “O meio é a mensagem”. Coloquei só pra fazer graça...

Putz, falei mais que a Helô. Só pra finalizar: eu sou a Sâmela, mídia da Zoom e co-autora desse blog. Pros raros como eu (to muito convencida?), sejam bem-vindos!

Sâmela Carvalho - Mídia

O Studio Z é Todo Seu!

Estúdio não é só de TV. Aqui, é um espaço pra aprender. Tipo uma oficina, ou um galpão, ou uma garagem. Lugar de criar, produzir, testar, observar, criticar, participar, de se expressar. Pode ser acompanhado, pode ser seu canto, seu quarto, o que importa é que cada um onde estiver ou freqüentar, se empenhe em abrir a mente pra todos os lados e testar os limites da própria capacidade de análise e imaginação.

Eu sou a Helô, redatora aqui na Zoom e como a incumbência de escrever esse texto de abertura é minha mesmo, vou apresentar o pessoal que trabalha aqui sob meu ponto de vista.

Em primeiro lugar os chefes. Tem o Kenny, o primeiro de todos, caladão, em paz com todo mundo, mas não tranquilão. Nosso diretor de criação e produção do material que sai daqui. Depois vem a Kenízzia, no coloquial “Kê”, mas só pra quem pode. É a diretora de atendimento, super meticulosa, mas faz tudo pelo nosso bem. E daí o Fábio, diretor de planejamento, super gente boa, exigente no ponto e conhecido pela frase “Vamos aos números”.

Esse texto ficou muito grande. Nos próximos dias você acompanha quem é quem, o que se faz, o que acontece entre um job e outro. O Studio Z é todo seu.

Heloísa Barbosa - Atendimento e Redatora