segunda-feira, 31 de março de 2008

Momento Dalai Lama

"Não existe cliente ruim. Ruim é não ter cliente"
Fábio Ramos - Diretor da Agência zoom

Ganhamos! Ganhamos! Ganhamos!

Primeiro contamos a idéia, explicamos como foi a produção, aquela coisa toda da fita crepe...
E agora, orgulhosamente anunciamos: 1º Lugar no Festvídeo!

Na última sexta-feira, lá pelas 22h30, rebemos a notícia... A gente não foi na festa, mas a notícia se espalhou igual notícia ruim, só que boa. Em 5 minutos, com muita gritaria, pulo e abraços, os 22 privilegiados trabalhadores da Zoom já sabiam do ocorrido.

O Festvídeo é um festival de vídeo (eu sei que é óbvio, mas tinha que explicar) promovido pela APP (Associação de Profissionais de Propaganda). Esse festival existe há 18 anos, nele concorrem agências de publicidade e produtoras de vídeo de todo o país, mas principalmente do estado de São Paulo, é um dos mais respeitados prêmios da publicidade paulista.

Hoje não houve reclamação, não teve preguiça pra levantar da cama, segunda-feira é o dia mais feliz, porque agora a Zoom é uma agência premiada!

Pra quem quiser conferir é só clicar!

Sâmela de Carvalho e Heloísa Barbosa - Editoras

quarta-feira, 26 de março de 2008

Estamos no Short List


Lembram no nosso VT?, dos pedestres... se não lembra, veja aqui!

Pois é galera, estamos no Short List do Fest Vídeo, confira lá!
Sexta sai o resultado final, vamos esperar e torcer!

Sâmela Carvalho - Planejamento/Mídia

terça-feira, 18 de março de 2008

Momento Dalai Lama

"È inútil lutar pelas idéias da maneira como Dom Quixote luta contra os moinhos." Alexandre Gama

segunda-feira, 17 de março de 2008

Crítica das Crônicas

The SpiderWick Chronicles é mais um daqueles filmes viagem do começo ao fim. Pega se o Harry Potter com um pouco de Narnia e alguns recursos florestais do Senhor dos aneis. Bem quem não curte e não é da geração da História sem Fim, temática infantil, pode se incomodar um pouco, mas assistir por motivos científicos também vale. Da mesma linhagem J.k Rolling (Harry Potter), também é uma fantástica literatura britânica, não saberia dizer de sucesso equivalente, mas é sim bem conhecida escritas por uma dupla Tony Diterlizzi e Holly Black. A temática é simples envolve crianças, drama e muita aventura. O que me chamou atenção são as projeções gráficas de nível e acabamaneto perfeitos e surrealistas. E é claro eu ressalto o site que esta entre um dos 10 melhores deste ano, impecável, claro que um pouco pesado, mas o conteúdo, a dinâmica e arte são fora do comum. Acesse o site

Edgard Ludtke - Criação/Produção


Perca a cabeça, mas não perca sua marca.

Aqui na agência conversamos muito sobre Branding, afinal diversos job´s são em sua maioria sobre marcas. O primeiro case de sucesso que eu ouvi e pesquisei, eu tinha 12 anos; a marca japonesa Nintendo. Bem não me recordo ano e datas, mas isso não é tão relevante. Para a surpresa da maioria, a Nintendo era uma empresa de arroz instantâneo no Japão, sempre na lanterninha do mercado. Um dia tiveram a idéia brilhante de focar o produto em um público específico: Crianças. Isso mesmo, usando caixas coloridas animadas e trazendo no verso cartas para recortar e colecionar. As cartas também eram jogáveis e se tornou uma febre entre os japinhas, a ponto de ficarem mais famosas que o próprio produto (o arroz instantâneo). Não demorou muito pra Nintendo perceber onde estava se metendo, e ouvindo os rumores de um telejogo (pré-ATARI) no EUA, em uma manobra fantástica fechou suas fábricas de arroz e lançou-se no mercado de jogos eletrônicos. Pense sobre o valor integrado desta marca: por questão do acaso e ou até pura sorte, tornou-se um marco, sinônimo de diversão eletrônica. Mesmo após algumas revitalizações a marca Nintendo nunca mudou drasticamente. Isso prova que em time que está ganhando se mexe só um pouquinho.

Edgard Ludtke - Cração/Produção

quinta-feira, 13 de março de 2008

Formas de Classificar o Consumidor












O LH já disse, e eu, humildemente vou citá-lo: o segredo do sucesso é conhecer o consumidor. Uma das ferramentas do planejamento de comunicação é traçar o perfil do público-alvo, detalhá-lo o máximo possível e encontrar os pontos para ligação com sua marca. Existem inúmeras maneiras de fazer essa classificação, e nesse post compartilho com vocês algumas definições interessantes que encontrei nas publicações da ESPM.
7 Tipos de Consumidores - Download aqui

Sâmela Carvalho - Planejamento/Mídia

Momento Dalai Lama

"O que adianta uma enorme chave inglesa se ela não cabe na caixa de ferramentas." autor desconhecido.

Tv por assinatura? Será que rola?


Hoje recebi uma informação interessante, um de nossos clientes quer estudar a possibilidade fazer um bom (por bom, eu digo relativamente alto) investimento em mídia, focando a tv por assinatura.
Por isso, parei pra pensar nessa mídia, será que é mesmo interessante?

A TV Paga detém 4,5 milhões de assinantes, e o mais importante desse público, ele pode ser completamente segmentado. Os canais oferecidos por assinatura assumem posicionamentos focados em públicos restritos. O que diminui a dispersão de mídia.
É claro que dependendo do target, TV paga não será a melhor opção, mas vale a pena considerar.

Recomendo o site: www.midiafatos.com.br, oferece dados completos sobre a TV Paga no Brasil, informações de abrangência e audiência que são difíceis de encontrar.

Sâmela Carvalho - Planejamento/Mídia

Simpósio

O Projeto do simpósio de Administração e Ciências Contábeis será realizado no próximo mês, mas o pedido de campanha já chega em nossas mãos. Em parceria com Alex Canavesi como dupla de criação, o simpósio "Mercado Global - Você está pronto para sobreviver?" conta como uma proposta gráfica séria, mas não monótona. A logotipia tem um histórico interessante, trate-se de um globo com meridianos envolvido por setas direcionais, o globo havia sido proposta de outra logormarca para um outro cliente, mas como sabemos em publicidade tudo se transforma...
A idéa é justamente escolher as melhores direções à seguir, embora as setas são projetadas para fora do globo o que representa uma forma diferenciada de se fazer as coisas, incomum, destaque. O azul foi cogitado desde do inicío atráves de pesquisa confirma a questão de credibilidade e autenticidade. Bem só falta o cliente aprovar né?

Edgard Lüdtke - Criação/Produção

Zoom House

Com um novo semestre, mudanças, empliações, e reconfigurações principalmente na zoom, que ganha um "prioritylist" maior, bem maior. Hoje ás 10 da manhã um encontro de gigantes acontece, uma reunião de marketing sobre as propostas de um novo marketing empresarial Unasp e unificação da comunicação dos três campi. Bem pra quem não sabe o setor de marketing do campus EC foi fundido a agência zoom que além de agência agora se torna uma "House" amplificando a categoria de serviços suprindo todas as necessidades do campus EC. Fábio, Kenizzia e Kenny apresentarão a nova proposta para o campus nesta reunião e sabe Deus o que vai acontecer, maiores informações ao decorrer do dia.

Edgard Ludtke - Criação/Produção

12 vagas para o estrelato.

Para Unasp FM a campanha para a radio novela projeto de nada mais nada menos que Ana Karan. Nesta etapa serão selecionados 12 vozes para interpretação. Desenvolvemos os layouts para primeira etapa da campanha. Baseados na revitalização do estilo da rádio, o cartaz e o Hotsite de inscrições provavelmente estarão no ar nas próximas semanas. Reforçamos a linha visual jovem adotada que recebeu mais detalhes free-hand, hotsite aplicado por Amanda. A segunda etapa da campanha será criar uma identidade visual para rádio novela que já conta com uma sinopse bem interessante.

Edgard Lüdtke - Criação/Produção

segunda-feira, 10 de março de 2008

Escrevinhando

Venho dar o ar da graça na coisa que mais obviamente tento fazer bem: escrever.

Pelo menos aqui no Unasp, lado a lado com o pessoal de jornalismo (aqui do lado, a menos de dois metros entre uma parede e outra, fica a sede da ABJ), parece que texto é coisa de jornalista. Obrigação deles. Grande engano. Primeiro que conhecer a língua mãe é requisição mínima estando na faculdade. Segundo que até que você possa usar uma imagem é preciso saber descrevê-la perfeitamente. E por que essa lengalenga? É que uma palavra sem acento, escrita do jeito errado, trocada ou mal dita (junto ou separado, tanto faz), é o pior ruído que o diretor de arte e o cliente decididamente não vão perdoar em seus manuais, flyer’s, sites, cartazes, spots, jingles, seu emprego, etc.

Hoje especialmente estou às voltas com o livrinho do ministério jovem do trimestre que vem. Quem é adventista e líder jovem no estado de São Paulo já deve ter visto o primeiro rodando. Não sou eu que escrevo os temas; meu papel é fazer o que eu chamaria de correção de estilo. Ou seja, penso em quem vai ler e nos objetivos que o autor quis alcançar e vou acertando as palavras e frases no texto geral. A importância disso é o contato com o público na mesma linguagem que ele fala e considera interessante para si. Em um manual, fundamental. Hoje à tarde eu soube do feed back do cliente, está adorando o resultado e eu estou aqui curtindo a sensação.

Redação é uma coisa séria. Tenho a impressão de que quanto mais se esforça mais complicado fica. Mas isso que é o gostoso de lidar com publicidade, não importa a área: desafio.
.
Heloísa - Redação Publicitária

quarta-feira, 5 de março de 2008

Recriar é viver

Há duas semanas a rádio Unasp, ou Unasp FM, tornou-se nosso job número 9. Como tendência de empresas de grande e pequeno portes "antenadas" na mudança contínua do mercado, é preciso revitalizar sempre a comunicação para falar mais alto e ser atendido. De acordo com esse contexto e a nova programação,a rádio ganhou um caráter mais jovem, e sua marca passou por algumas mudanças visuais e conceituais, além de uma nova papelaria e estruturação de comunicação interna.Atendidos diretamente por Hélida Pires, as propostas aceitas de equalização gráfica foram realizadas por mim, e logo estarão em circulação.


Edgard Ludtke - Criação Produção

segunda-feira, 3 de março de 2008

Luz, câmera, fita crepe e bolinhas vermelhas

Edição final do vídeo de doação de sangue.

30 Days 30 Pieces


30 dias é um projeto idealizado pelo designer David Schell, com mais 19 mentes criativas do vasto mundo da criação. A intenção é chutar o mouse, teclado e tablet e ficar a deriva das artes manuais, publicando uma peça de arte por dia no site 30 Days 30 Piece durante todo mês de março. Bem pra participar das próximas edições, basta enviar e-mail. Pegunta: há quanto tempo você não cria sem Briefing?



Edgard Ludtke - Criação Produção