segunda-feira, 17 de março de 2008

Perca a cabeça, mas não perca sua marca.

Aqui na agência conversamos muito sobre Branding, afinal diversos job´s são em sua maioria sobre marcas. O primeiro case de sucesso que eu ouvi e pesquisei, eu tinha 12 anos; a marca japonesa Nintendo. Bem não me recordo ano e datas, mas isso não é tão relevante. Para a surpresa da maioria, a Nintendo era uma empresa de arroz instantâneo no Japão, sempre na lanterninha do mercado. Um dia tiveram a idéia brilhante de focar o produto em um público específico: Crianças. Isso mesmo, usando caixas coloridas animadas e trazendo no verso cartas para recortar e colecionar. As cartas também eram jogáveis e se tornou uma febre entre os japinhas, a ponto de ficarem mais famosas que o próprio produto (o arroz instantâneo). Não demorou muito pra Nintendo perceber onde estava se metendo, e ouvindo os rumores de um telejogo (pré-ATARI) no EUA, em uma manobra fantástica fechou suas fábricas de arroz e lançou-se no mercado de jogos eletrônicos. Pense sobre o valor integrado desta marca: por questão do acaso e ou até pura sorte, tornou-se um marco, sinônimo de diversão eletrônica. Mesmo após algumas revitalizações a marca Nintendo nunca mudou drasticamente. Isso prova que em time que está ganhando se mexe só um pouquinho.

Edgard Ludtke - Cração/Produção

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